Para assinalar o Dia Internacional da Literacia, o Plano Nacional de Leitura partilha o vídeo da UNESCO, em que se realçam algumas estatísticas sobre as desigualdades de acesso à educação e os efeitos que a Pandemia Covid 19 veio acentuar ao nível da literacia digital. A mensagem apela ainda à reflexão sobre a necessidade de repensar, enriquecer e transformar os espaços de aprendizagem com o intuito de garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos

literacy_day.jpg

Dia Mundial da Filosofia

No ano de 2005 a Unesco determinou que na terceira quinta-feira de cada mês de novembro seria assinalado o Dia Mundial da Filosofia. Este ano, a ESSPS comemora esta data com uma proposta de reflexão sobre a  questão "A visibilidade é uma armadilha?" Mais do que nunca, as nossas rotinas estão marcadas pelas luzes dos ecrãs, pelas câmaras, pelas selfies, pelas redes sociais. A informação está acessível e viaja rapidamente. Mas será que a informação que nos chega nos torna mais aptos intelectualmente? Outrora a luz do conhecimento foi tida como libertadora. E hoje? A Era Digital liberta-nos ou lançamos armadilhas nas quais nos deixamos inconscientemente cair? O "Big Brother" está de volta?

 

Se este assunto te interessa, podes encontrar algumas sugestões de leitura na "Biblioteca Panóptica". Consulta também os trabalhos dos teus colegas das turmas 10º A e B, que te oferecem pistas sobre esta temática.

Profª Susana Pinto