Ao escrever o poema «Todas as Palavras», saberia António Manuel Pina quantas eram ao certo? Ninguém melhor do que um escritor e poeta para conhecê-las tão bem, mas daí a saber quantas são e o que significa cada uma delas… São tantas as palavras na língua portuguesa que só uma pequena parte sai dos dicionários e ganha vida nas histórias dos livros ou nas conversas entre amigos.
Alguém lembrar-se-ia de dizer, por acaso, bíbulo ou eflúvio à mesa do jantar?
Segundo o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, haverá qualquer coisa entre 200 e 300 mil palavras, se não se contabilizar as suas derivações (formas verbais). O maior dicionário de português é a edição do Dicionário de Moraes e conta com 306 949 palavras na sua 10.ª edição. São 12 volumes publicados entre 1948 e 1958 pelo historiador e linguista português José Pedro Machado e é o mais completo de todos.
A edição portuguesa do Houaiss, considerado também um dos maiores dicionários da língua portuguesa, tem 228 mil verbetes (palavras com os respetivos significados). O Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora terá à volta de 410 mil entradas e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, disponível na Internet, incluía em abril de 2021 um total de quase 134 mil verbetes.
Boa parte das palavras veio de civilizações tão antigas como a árabe ou a romana, esta última, muito mais aliás. O vocabulário da língua portuguesa, que continua a receber influências de línguas africanas ou orientais, foi sendo construído essencialmente com o latim falado pelos soldados do Império de Roma, que ocuparam a Península Ibérica.
Pega no teu dicionário e tenta perceber o que está escrito nas seguintes frases...Bom trabalho!
"Com as bochechas cheias de guloseimas, um laparoto(1) chegou-se ao pé de mim a garrular(2). Tinha uma voz tão monotónica (3) que em menos de nada me fez sopitar(4). Acordei babado e com a roupa tão encorrilhada (5) que parecia um grandessíssimo papalvo(6)."
Comments