top of page
Foto do escritorflorbelacovelo

Quanto mais faz o brinquedo, menos faz a criança!

Brinquedos simples estimulam a imaginação. Uma caixa de cartão ou uma bola é o que basta para desafiar os mais novos a explorar a mente, o corpo e a experimentar novos caminhos. São essas habilidades que os ajudam mais tarde a encontrar soluções para desafios cada vez mais exigentes. E não se trata de quantidade, mas de qualidade. Menos brinquedos é o que diminui a distração das crianças, levando-as a se focarem em brincadeiras mais duradouras, criativas e imaginativas.

Uma caixa, um pau, um lençol, um rolo de papel de cozinha ou uma folha branca não são o que parecem. Nas mãos das crianças, uma caixa é um barco a navegar em lagos adormecidos ou em mares de tempestade. Um ramo é a vareta de um mágico ou um giz para desenhar na areia. Um pau é a espada de um pirata e também a vassoura de uma bruxa.

Um lençol é um acampamento na selva ou uma cortina a demarcar o território do inimigo. Um tubo de cartão é o telescópio apontado para o universo ou o binóculo a espionar atividades suspeitas em lugares distantes. E uma folha branca é que, sem os lápis coloridos, não passa mesmo de uma folha branca.

As crianças são exploradoras por natureza. Assumem sempre um papel ativo e não passivo. Os melhores brinquedos não são, como tal, aqueles que dizem o que têm de fazer, mas aqueles que permitem que sejam elas a tomar as rédeas da brincadeira. Esse é o caminho para promover a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação, defendem os investigadores.



Guia para escolher brinquedos espetaculares

Para facilitar a tarefa dos pais (e de todos os adultos), a PennSateExtension, uma organização americana que procura difundir as boas práticas suportadas em estudos científicos, elaborou um manual com diretrizes e sugestões de brinquedos adequados para crianças.


O primeiro passo é descobrir se o brinquedo é seguro, adequado e apelativo para as crianças.


1 – A segurança

2 – A utilidade

3 – Brinquedos a evitar:

-Brinquedos com música e sons, como bonecas, animais de peluche, telefones ou livros que falam, cantam, dançam ou pulam quando um botão é pressionado.

-Jogos de computador portáteis com os quais as crianças brincam sozinhas; jogos de computadores que debitam as letras do alfabeto, as cores, os números ou façam sons de animais.

-Brinquedos que ensinam violência como armas, bonecos de lutadores profissionais, bolas feitas para se parecerem com bombas, brinquedos de filmes ou programas de TV de terror.



-Brinquedos que não permitem as crianças decidirem como brincar com eles como moldes de massa para fazer formas de uma única maneira ou brinquedos de construção que só podem ser construídos de uma maneira.

-Brinquedos vinculados a programas de TV, filmes, músicas e videojogos para adolescentes ou adultos.

-Brinquedos relacionados com publicidade, doces e alimentos não saudáveis tais como produtos com o nome ou o logotipo de restaurantes de fast food, livros ou jogos baseados em nomes de marcas ligadas a produtos com alto teor de sal e açúcar.

-Brinquedos de plástico causam danos à saúde das crianças e ao ambiente. Não compre brinquedos que não identifiquem o n.º do plástico contido. Evite o PVC e o BPA (com Plástico #7 na sua composição). Opte por brinquedos totalmente livres de ftalatos ou feitos de madeira de qualidade (não aglomerados).


OU SEJA NÂO COMPRE BRINQUEDOS QUE BRINQUEM "SOZINHOS"...



E agora, os nomeados para as Grandes Escolhas são…






.JOGOS DE FAZ DE CONTA -Brinquedos que ajudam as crianças a desenvolver as suas ideias, tais como blocos, carrinhos, camiões, aviões, barcos, roupas para vestir bonecos, quintas com animais, animais de floresta, insetos, bonecas, peluches, kits de ferramentas ou de instrumentos médicos, casas de bonecas, fantoches, adereços para montar um restaurante, uma loja, um posto de correios, entre outros.

. JOGOS DE OBJETOS PEQUENOS -Brinquedos para crianças a partir dos três anos para usar os pequenos músculos das mãos e dos dedos. Brincar com pequenos objetos ajuda também a criança a desenvolver aptidões na matemática e ciências. Estes brinquedos incluem conjuntos de construção, blocos, cubos, peças que se encaixam, puzzles, entre outros.

. JOGOS DE ARTE - Materiais para as crianças usarem como quiserem, tais como tintas, papel de todos os tamanhos e cores, lápis de cera, marcadores, tesouras de segurança infantil, cola, argila, plasticina, entre outros.


.JOGOS FÍSICOSJ - Ajuda as crianças a usar os músculos dos braços e pernas. Estes brinquedos incluem bicicletas, brinquedos de equitação, bolas, bastões, cordas de saltar, jogos de equilíbrio, adereços para escalar ou túneis para explorar.

.JOGOS DE PACIÊNCIA - Ensinam as crianças a seguir regras, esperar pela sua vez ou encontrar soluções para problemas e enigmas. Este tópico inclui jogos de tabuleiro, jogos de cartas e outros jogos que os pais podem improvisar com os filhos.











2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page