A pergunta é simples, a resposta nem por isso. Como a cada duas semanas há, pelo menos, uma língua que desaparece, as contas só podem ser aproximadas. As estimativas andam à volta das sete mil. Dos assobios aos estalidos, passando por códigos secretos, são ricas e variadas as formas que povos encontraram para comunicar na selva, nas cidades ou nas serras. E se achas que o português e o mirandês são as únicas línguas que se falam por aqui, o melhor é ler o resto.
Estima-se, que a cada 14 dias há uma língua que morre, levando com ela as histórias, as canções, as anedotas e os costumes de um povo. Esta é a razão para não ser possível dizer com rigor quantos idiomas existem no mundo. Serão entre 6500 e 7100, embora cerca de dois mil com menos de mil falantes.
O inglês é a língua mais falada no mundo, mas o português também está no top 10, é o nono idioma, com 252 milhões de falantes.
O recorde da diversidade -
A Papua Nova Guiné, na Oceânia, é o país com mais línguas: 850 faladas por pequenas comunidades isoladas nas montanhas da selva.
O caso da Indonésia com mais 700 línguas e 270 milhões de habitante. Obahasa, no entanto, sobrepõe-se a todas elas como língua oficial.
Sáo recordes absolutos e a proeza muito se deve ao facto de uma boa parte das populações viver isolada na selva montanhosa sem contacto com o mundo exterior.
A(S) LÍNGUA(S) PORTUGUESA(S):
Barranquenho, minderico ou romani são algumas línguas ainda faladas em Portugal, além do português e do mirandês, línguas oficiais.
CURIOSIDADE: Kuşköy em turco significa aldeia dos pássaros. Essa é a povoação, no nordeste da Turquia, cercada de vales e montanhas cobertas de plantações de chá e avelãs. Quando um habitante precisa de falar com outro habitante, lança um uma série de assobios e espera pela resposta, devolvida também em assobios. O kus dili que, traduzido para português, quer dizer língua dos pássaros, é a forma que encontraram para vencer as distâncias e comunicar com os agricultores dos Montes Pônticos.
São cerca de 10 mil os aldeões que ainda sabem falar a língua dos pássaros. Neste vídeo podem ouvir alguns exemplos.
Comments