top of page
Foto do escritorflorbelacovelo

"Tenho medo" (história; artigo sobre o medo)



O combustível do medo

A televisão, advertem os especialistas, fornece a maior parte da matéria-prima que as crianças usam para engordar o medo. A televisão é um viveiro de imagens e sons que se tornaram banais para os adultos, mas podem servir para aterrorizar os mais novos. Nem mesmo os programas infantis são inocentes. Uma criança de 3 ou 4 anos pode estar a ver desenhos animados inapropriados para a idade dela com o irmão mais velho. O televisor pode estar casualmente ligado e passar uma notícia violenta. É o que basta, mas os livros inadequados, tal como a internet ou os vídeos sem vigilância parental, também provocam danos ao passarem imagens intimidantes que mais logo vão fertilizar a imaginação e ressuscitar medos que não fazem sentido para os adultos.


O suspiro de alívio, no final deste texto de horrores, é saber que, com a idade, o medo do escuro passa. Ou melhor, o medo torna-se em algo que as crianças aprendem a gerir. Pelo menos é o que se espera. Ou será que ainda sente um calafrio quando atravessa o corredor às escuras para ir à casa de banho?


Ajudando uma criança com medo do escuro e de outras coisas...

-Peça-lhe para falar sobre os medos e o que especificamente a assusta.

-Mostre que entende os medos dela, mas deixe claro que não têm razão para existir.

-Faça-a sentir que está segura.

-Não tente tranquilizá-la verificando se há criaturas estranhas no armário ou debaixo da cama para ela não julgar que as suas fantasias são reais.

-Se o medo do escuro é por causa de invasores que deambulam lá fora, mostre como a casa é segura. A porta de entrada está trancada, as janelas bem fechadas. A casa é um lugar seguro de noite e de dia.


-Procure perceber se o medo do escuro vem de outras preocupações. Algumas crianças, por exemplo, podem ter medo de que os pais se separem ou morram. Essa ansiedade piora quando estão sozinhas no escuro. Tenha uma conversa honesta, mas otimista, sobre essas questões.

-Crie uma rotina para dormir de forma que a criança se sinta confortável na hora de deitar. Ler uma história tranquila ou divertida ao som de uma música igualmente tranquila e em volume baixo, por exemplo. As rotinas, sendo por definição previsíveis, ajudam a combater a ansiedade.

-Coloque uma luz noturna no quarto dela ou deixe uma lâmpada (de baixo consumo) no corredor acesa. Coloque um candeeiro ao lado da cama para que ela possa acender a luz e sentir que tem algum controlo sobre a situação.

-Certifique-se de que os programas de televisão, os sites e as leituras são adequados à idade dela.

-Não recorra a avisos ameaçadores para corrigir o comportamento dela: “Se não te portares bem, o senhor polícia vem aí e…”

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page